JANDIRA: DA FERROVIA AO PROTAGONISMO URBANO
A história da formação de Jandira, município de 17,5 km² situado a oeste da capital paulista, é marcada por transformações que acompanham o desenvolvimento do transporte ferroviário e das demandas urbanas. Essa trajetória tem suas raízes na época em que a extinta Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) — atualmente representada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) — serviu de palco para a chegada do imigrante italiano Henrique Sammartino. Em 11 de abril de 1912, ao comprar terras de Nicola Beneducci e Miguel Samarone, ele estabeleceu o chamado Sítio das Palmeiras, nome inspirado pelas imponentes palmeiras que adornavam a região.
A ferrovia, que revolucionava o transporte na época, foi responsável por impulsionar o crescimento do local. Em 1925, a inauguração de um posto de abastecimento de carvão no km 32 consolidou a presença da EFS, e em 20 de março de 1931, um posto telegráfico oficializou o embrião da pequena Vila Jandira, originalmente anexa ao município de Cotia. Esse marco inicial abriu caminho para a valorização territorial e o despertar do sentimento de autonomia, que se solidificou a partir da década de 1950.
Durante os anos cinquenta, Jandira foi elevada a distrito de Cotia, e a criação da União Pró-Jandira, em 25 de janeiro de 1951, impulsionou o movimento de emancipação. Em meio a debates e articulações políticas, o projeto de fusão com Barueri, amparado pela lei Quinquenal de 28 de abril de 1958, não interrompeu o anseio local por autonomia.
Em 8 de dezembro de 1963, após intensa mobilização, Jandira alcançou sua emancipação, decisão confirmada por plebiscito em 28 de fevereiro de 1964 e homologada pelo governador Adhemar de Barros. Pouco tempo depois, em 7 de março de 1965, Oswaldo Sammartino, filho do pioneiro Henrique, assumiu a prefeitura, dando início a uma nova era administrativa.
Paralelamente ao desenvolvimento político e administrativo, Jandira passou por profundas transformações sociais e educacionais. As primeiras escolas, modestas salas de aula rurais improvisadas em casas alugadas, davam lugar a instituições públicas que vieram a representar o despertar do setor educacional na cidade.
Em 1922, a “escolinha do km 32” funcionava em um casarão colonial, enquanto o Instituto José Manuel da Conceição, inaugurado em 8 de fevereiro de 1928, foi a primeira instituição de ensino oficial – que encerrou suas atividades em 1969. Nos anos 1930, com a criação da Escolinha Mista da parada Jandira, e nos anos 1950, com a instalação do Grupo Escolar Professor Vicente Themudo Lessa, a educação ganhou novo fôlego, culminando na ampliação da rede com a construção do Centro Educacional de Jandira, inaugurado em 1973.
Jandira, que teve seu primeiro distrito criado com o nome oficial em 24 de dezembro de 1948 e permaneceu subordinada a Cotia até seus anos finais, foi elevada à categoria de município pela Lei Estadual n.º 8.092, de 28 de fevereiro de 1964. Desde então, a cidade se desenvolveu, mantendo suas raízes históricas ao mesmo tempo em que se adaptava às demandas modernas, sempre em sintonia com seu crescimento populacional e infraestrutura urbana.
Hoje, Jandira é reconhecida não só por sua importância histórica ligada à ferrovia e à emancipação, mas também pelo constante processo de evolução que a transformou em um polo cultural e educacional. A cidade ilustra, em cada rua e escola, o testemunho de seu próprio desenvolvimento – um percurso que desde o tempo das palmeiras no sítio de Henrique Sammartino até a consolidação administrativa e educacional, revela a persistência e a adaptabilidade de seu povo.
Fontes: Prefeitura de Jandira (2015) e dados do IBGE.