JANDIRA APROVA CRIAÇÃO DE NOVA SECRETARIA MUNICIPAL COM APOIO UNÂNIME DA CÂMARA
Em uma decisão unânime, os vereadores da Câmara Municipal de Jandira aprovaram a criação de mais uma secretaria na estrutura administrativa do município, a do Bem-Estar Animal.
Para a Prefeitura, que encaminhou a propositura à Casa de Leis, a medida deve garantir o bem-estar animal e, por conseguinte, a saúde e a segurança da população
O plenário da Câmara Municipal de Jandira aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 11/25 durante a 26ª Sessão Ordinária, realizada no dia 02 de setembro de 2025. De autoria do Poder Executivo, o texto cria a Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal, altera a Lei Complementar nº 73, de 1º de dezembro de 2015, e dá outras providências.
De acordo com o prefeito Henri Hajime Sato (PSD), o “Dr. Sato”, a iniciativa representa um avanço significativo na gestão pública, integrando políticas de saúde pública, meio ambiente e direitos dos animais. “Essa secretaria desempenha um papel crucial na implementação de políticas que visam garantir o bem-estar animal e, consequentemente, a saúde e segurança da população”, sustentou ainda. A medida foi votada em sessão legislativa nesta semana e representa uma ampliação nas pastas do Executivo local.
Com a nova secretaria, o governo municipal aumenta o número de cargos comissionados e, consequentemente, os gastos com folha de pagamento — um movimento que reacende o debate sobre o equilíbrio entre necessidade administrativa e responsabilidade fiscal em cidades de médio porte.
Especialistas em gestão pública alertam para o risco de inchaço na máquina pública, especialmente em um momento em que municípios enfrentam quedas na arrecadação e desafios para manter investimentos em áreas essenciais como saúde e educação.
Apesar das preocupações, a proposta foi aprovada sem objeções pelos parlamentares. A votação não registrou votos contrários ou abstenções, sinalizando apoio total ao projeto do Executivo.
O prefeito ainda deve sancionar a lei nos próximos dias, com expectativa de que a nova secretaria comece a operar já no próximo mês.
A cidade de Jandira passa a contar agora com 22 secretarias municipais, além do Iprejan, após a criação da nova Secretaria do Bem-Estar Animal. A medida amplia a estrutura administrativa do governo, mas também implica em aumento de despesas públicas, já que cada secretaria envolve novos cargos, custeio e manutenção, o que deve impactar diretamente os gastos do município.
Abaixo todas as Secretarias:
1-Secretaria De Governo
2-Secretaria de Tecnologia da Informação
3-Secretaria da Receita
4-Secretaria de Turismo
5-Secretaria Da Família
6-Secretaria de Finanças
7-Secretaria De Desenvolvimento Econômico
8-Secretaria de Saúde
9-Secretaria do Meio ambiente
10-Secretaria de Segurança Publica
11-Secretaria de Esportes e Lazer
12-Secretaria da Cultura
13-Secretaria De Comunicação
14-Secretaria de Desenvolvimento Social
15-Secretaria De Empreendedorismo
16-Secretaria De Obras
17-Secretaria Da Mulher
18-Secretaria de assuntos institucionais
19-Secretaria De Habitação
20-Secretaria de Educação
21-Secretaria de Administração
22- Secretaria do Bem Estar Animal
23-Instituto de Previdência de Jandira
Jandira sai na frente com a Secretaria do Bem Estar Animal
Na região oeste da Grande São Paulo, nenhum município ainda possui uma secretaria exclusiva dedicada ao bem-estar animal. Nesse cenário, Jandira sai na frente até mesmo de cidades mais ricas e com maior estrutura administrativa, como Barueri, Santana de Parnaíba e Itapevi, que contam apenas com programas ou departamentos voltados à causa animal.
Um exemplo é Osasco, que possui a Secretaria Executiva de Bem-Estar Animal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Embora não seja uma pasta totalmente independente, a estrutura já oferece serviços como hospital veterinário, canil e gatil municipal, programas de castração, adoção e o Conselho Municipal do Bem-Estar Animal (COMBEA).
Com a aprovação, Jandira se torna pioneira na região ao estabelecer uma secretaria exclusiva, algo que pode abrir caminho para novas políticas públicas de proteção animal, mas que também levanta discussões sobre o aumento da máquina administrativa e o impacto nos gastos do município.