ESPETÁCULO DA PAIXÃO DE CRISTO DE JANDIRA ENTRA PARA A HISTÓRIA
No último sábado (8), a Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou, no Teatro Municipal Luiz Gonzaga, o espetáculo da Paixão de Cristo deste ano. O público compareceu com os familiares e amigos e lotou os assentos do espaço público.
A encenação começou às 20h, com oratória do secretário da pasta, Eduardo Segantine, abrindo a cerimônia. Esse ano é o segundo consecutivo, marcando mais uma edição de sucesso, e superando a do ano passado em audiência e aparatos tecnológicos para impactar ainda mais as cenas.
Foram usados tanto efeitos visuais quanto práticos para ajudar a trazer mais realismo às cenas, destaque especial para o painel de LED localizado no palco que compunha parte do cenário e o sangue da coroa de espinhos que jorrava sangue lentamente conforme a performance acontecia. Apesar de ser uma história conhecida, a produção e direção sempre inovam quando o quesito é impactar os espectadores.
Os atores, direção, produção, ballet, cantores e todos os participantes foram ovacionados durante o espetáculo, especialmente ao final, onde o público já queria a confirmação da atração no ano seguinte.
“Nossas expectativas foram superadas. Nós começamos com planejamento de exercício cênico, treinamento dos atores, treinamento de cena, leitura de texto da base, já que parte do elenco são moradores da comunidade. Foi um trabalho árduo, mas que valeu muito a pena. Todos se dedicaram muito de corpo e alma e, dentro deste processo, tivemos toda a edição do telão, trilha sonora, todo mundo trabalhando em conjunto e no final tivemos esse espetáculo lindo que foi apresentado”, discursou Janaina Alvez, Diretora Geral Cênica.
“Gostaria de agradecer a todos os jandirenses que compareceram ao Teatro Municipal Luiz Gonzaga. Foi marcante, foi uma honra, emocionante, impactante, as pessoas se emocionaram com a brilhante participação de todo o elenco. É um momento marcante para a cultura da cidade de Jandira”, relatou Eduardo Segantine, secretário de Cultura e Turismo.
“Este ano tivemos menos tempo. Foram 45 dias para entregar tudo. Eu acho que as palavras-chaves foram determinação e força de vontade de todos nós e, em especial, do elenco que fez um lindo trabalho. Este é o meu quarto a frente do espetáculo e a cada ano a gente vai subindo um degrau, ficando melhor e conseguimos entregar o que nos propusemos. A gente não está contando uma história nova, então todo ano a gente tem que colocar um diferencial para que o espetáculo fique mais bonito”, disse Paula Teck, Produtora Executiva.
Marco Sansi, que faz parte da Direção Executiva e também foi ator do espetáculo, diz que a maior expectativa é que o projeto saia do teatro e seja realizado ao ar livre para atingir mais pessoas.
Um grande diferencial para abraçar a necessidade de atender a todos foi que em todas as apresentações musicais houve a tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) por Eliza Espedita Furtado.
A Secretaria de Cultura e Turismo se coloca à disposição dos munícipes sobre projetos culturais na cidade e convida a população para participar das iniciativas da pasta.
Ficha Técnica
Janaína Alves – Diretora Geral Cênica
Paula Teck – Produção Executiva
Marco Sansi – Direção Executiva e Ator
Elivelthon Koolth – Assistente de Direção
Adalberto dos Santos – Produção
Elizabeth Beltrame – Figurinos e Produção
Frendery Brasil – Cabeleireiro e Maquiador
Janaína Alves – Design de Som
Colli Estúdio Mídia Oeste – Captação e Mixagem de Som
Weslley de Souza Barbosa – Produção
Elenco
Jonnathan Aparecido Matos de Moraes Bezerra – Jesus
Afonsina Estevão Pereira de Assis – Ruth / Serviçal da Ânfora / Povo
Agostinho Rodrigues – Thiago / Alfeu / Lázaro
Alex Roberto Tavares – André / Pilatos
Angelita Tramontano – Cega / Povo
Beatriz dos Santos Silva – Cantora / Povo
Cleonice Santos Dias – Herodíade / Povo
Cristoffer Dias Ribeiro – Barrabás / Povo
Débora Marques Marçal – Marta (Irmã de Lázaro)
Edvaldo Ribeiro Ramalho – Povo / Pedro
Eliza Espedita Furtado – Intérprete em Libras
Elza Maria Teixeira de Souza – Povo
Gabriel Starlei Storbem – Cantor / Povo
Gabriel Vicente Ramos Cardoso – Lúcifer
Gedivan dos Santos – Simão Zelote
Ingrid Salles da Silva – Maria Madalena
Isabel de Lisandra Santos Nery – Povo
Jackson Pereira – João Batista / Zebedeu
Jeniffer Cristina Silva do Nascimento – Ballet
José Antônio das Neves – Ballet
Julia Maria – Povo
Kleber Rogério Marchesin – Isaías / Soldado
Leandro Luiz Marcelino – Cantor
Samara Fox (Marcos André Almeida) – Ballet
Maria de Lourdes Vasconcelos – Verônica
Marlon Fabricio Luiz Rocha – Povo
Mateus Ferreira de Souza – Ballet
Rivelino de Jesus Rocha – Povo
Ruan Lucas MIranda Fernandes – Judas
Silmara Alves Vieira Marchesin – Maria (Irmã de Lázaro)
Silvio Trindade dos Santos – Herodes
Thais Alves Carvalho – Ballet
Udy Santos – Cantor
Valdenice Araújo de Souza – Maria de Nazaré
Waldinar Pereira de Moura – Matheus / Soldado
Wallace Martins Conceição – Povo
Yara Maria dos Santos Mouro – Ballet
Yasmim Rodrigues dos Santos – Ballet
Texto : SECOM – FOTOS : @accolli