Vírus – Origem
Em informática, um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
O primeiro Vírus
Em 1983, Len Eidelmen demonstrou em um seminário sobre segurança computacional, um programa auto-replicante em um sistema VAX11/750. Este conseguia instalar-se em vários locais do sistema. Um ano depois, na 7th Annual Information Security Conference, o termo vírus de computador foi definido como um programa que infecta outros programas, modificando-os para que seja possível instalar cópias de si mesmo.
O primeiro vírus para PC nasceu em 1986 e chamava-se Brain, era da classe do vírus de Boot, ou seja, danificava o sector de inicialização do disco rígido. A sua forma de propagação era através de um disquete contaminado. Apesar do Brain ser considerado o primeiro vírus conhecido, o título de primeiro código malicioso pertence ao Elk Cloner, escrito por Rich Skrenta, um garoto com 15 anos em 1982, ele atacava computadores Apple 2 com DOS. O único transtorno causado era a exibição de um “poema” a cada cinquenta vezes que o computador era iniciado com um disquete infectado. Não causava danos aos dados a não ser que o disco contivesse uma imagem que não fosse a padrão do sistema pois ele copiava a si mesmo na mesma posição independentemente do conteúdo do disquete.
Eis o poema:
Elk Cloner: The program with a personality It will get on all your disks It will infiltrate your chips Yes it's Cloner! It will stick to you like glue It will modify RAM too Send in the Cloner!
Em português:
Elk Cloner: O programa com personalidade Ele vai ficar em todos os seus discos Ele vai infiltrar seus chips Sim, é Cloner! Ele vai ficar colar em você como cola Ele vai modificar sua RAM também Envie ao Cloner!
No Brasil, Primeira reportagem sobre vírus de computador feita em 1990 pela TV Cultura.
A primeira vacina foi criada por Paulo Cesar Breim (PCB) para o vírus Paquistão descoberto nos computadores do Unibanco.
A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail.
A segunda causa de contaminação por Sistema Operacional desatualizado, sem a aplicação de corretivos, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente.
Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.
Hoje existem diversos anti-vírus que ajudam o usuário a ficar livre desta praga que pode trazer muitos malefícios.
Diversos anti-vírus como o Anti-Vírus Avast, que possui uma versão gratuita pode inibir ou dificultar uma contaminação de sistema e até a perda de arquivos.
Podcast: Play in new window | Download