O POVO FALA: SOBRE A SITUAÇÃO DA SAÚDE EM JANDIRA

Na reportagem publicada pelo jornal Expresso Regional, (título “Pacientes enfrentam grandes filas para marcarem consultas nas UBS’s de Jandira”), uma funcionária da secretaria de saúde, que pediu para não ser identificada, informou ao jornal que a decisão de marcação em apenas dois dias do mês é uma decisão política. Segundo a funcionária, é uma forma de diminuir a demanda, pois quem não conseguir comparecer no dia do agendamento não aparecerá nos registros de busca por atendimento, sendo assim a prefeitura justifica ter menos pessoas esperando por atendimento na cidade.

O jornal Expresso também conversou com o senhor Francisco, morador do Jardim Brotinho, ele relatou que chegou às 5h30m da manhã e já haviam cerca de 15 pessoas na fila. Ele disse que se sente humilhado, pois tem que ficar horas na fila para marcar uma consulta. Francisco disse que estava otimista e esperava conseguir uma vaga para ser atendido ainda esse ano, mas sabia que muitos dos que estavam na fila só conseguiriam ser atendidos em 2020.

O Portal Jandira Notícias fez entrevistas com mais de 10 pessoas, falou com a senhora Maria Tereza da Conceição, que segundo a mesma disse que no Jd. Brotinho fizeram a fila dentro da UBS para evitar fotos e filmagem da imprensa. Outro fato curioso foi o relato de Sidnei dos Santos Filho, segundo ele apesar da fila gigante havia funcionária da UBS, falando tranquilamente por mensagem no celular. Em depoimento Cristina Figueiredo comenta que isso vem acontecendo há meses e o prefeito Barufi não faz nada pra resolver essa situação na saúde.