A Saída dos Médicos Cubanos causa impacto na saúde de Jandira, e Furlan manda recado a prefeitos.

Na região metropolitana a saída dos cubanos já prejudica muito quem depende do serviço público de saúde.

Na cidade de Jandira, na UBS Santa Tereza, esta quinta-feira (21) foi o primeiro dia sem quatro médicos cubanos. Os moradores contam que a região já costuma sofrer com o número insuficiente de médicos e a perda dos cubanos piorou a situação.

Essa outra UBS, da Vila Eunice, há cinco médicos cubanos, mas na quarta-feira (21) só havia um nutricionista. A atenção básica de saúde em Jandira é toda feita por cubanos.

Para minimizar o impacto da saída repentina de 34 médicos, a prefeitura estuda contratar terceirizados, de acordo com a secretária de saúde Elizângela Oliveira.

“Nós temos diversas possibilidades tanto de curto, médio e longo prazo até um concurso público caso a gente não consiga as 34 vagas preenchidas num tempo hábil, ou até mesmo a contratação em caso emergencial para que a gente supra as necessidades.”

Os médicos do programa mais médicos recebem o auxílio diretamente do Ministério da Saúde.

Em Itapevi, são vinte e um médicos cubanos. Para suprir a demanda provisoriamente, os outros profissionais vão ter que organizar um novo sistema de plantão.

Fonte: Bom Dia SP e G1 SP

Ministério da Saúde publicou edital para preencher vagas deixadas pelos profissionais cubanos no programa do governo federal

Quem também se pronunciou sobre o assunto nas redes Sociais, foi o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, através de vídeo postado e distribuído pela Rede Social – Rubens Furlan

Que causou cerca polêmica e sai justa para prefeitos da região.

No vídeo ele diz que “Fechará as portas da Saúde para pacientes de fora”.

“Prefeitos da região: se vocês não investirem na Saúde da cidade de vocês, vou ser obrigado a fechar as portas para os seus munícipes, porque Barueri não aguenta mais cuidar da Saúde de Jandira, de Carapicuíba, de Santana de Parnaíba, de Osasco, de Pirapora, de tudo quanto é lugar”, afirmou Furlan.

 

PlayPlay