ENTREVISTA EXCLUSIVA COM DIEGO PORTES

Editor de jornalismo: Carlos Colli

Entrevista com Diego Portes, o novo diretor do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Jandira.


■ 01 – Você ficou surpreso quando recebeu o convite do prefeito Paulo Barufi, pra ser o diretor de comunicação de Jandira?

Diego: Mais grato, que surpreso, confesso! Apesar de jovem estou na política há algum tempo, sempre ajudando como posso, mas por vezes a política te leva a lados opostos, porém, sempre agi valorizando o que cada um tem de melhor. Creio e acredito que bons políticos sigam essa linha.

■ 02 – Quais experiências você tem para este importante cargo?

Diego: Como falei sou político (no sentido bom da palavra), quando não se consegue solucionar algo por conta própria, recorrer a terceiros é o caminho para ter soluções. Então ser interlocutor dando solução é a principal qualificação. Também empreendo desde cedo em comunicação e marketing político e comercial. Atendi candidatos e prefeituras na parte estratégica e serviços. Apesar da pouca idade, a bagagem é grande, creio que isso foi o diferencial que me trouxe aqui. E nada se faz só, nem sempre o ‘dono de empresa’ faz ou sabe fazer tudo, mas certo é que precisa bom senso para escolher talentos e trazer a tona o melhor em todos.

■ 03 – Qual marca você pretende deixar na sua gestão no departamento de comunicação da Prefeitura de Jandira?

Diego: Transparência! Estou aberto a todos. Muito foi feito e precisa ser mostrado. Enquanto a oposição atrapalha vamos com transparência e verdade mostrar que o governo trabalha.

■ 04 – Quais as principais providências dentro da pasta para estabelecer e colaborar com a administração municipal?  

Diego: Estamos no começo, estudamos o que foi feito e focamos no que precisa, temos obrigação de otimizar recursos sem perder qualidade, assim aumentamos a lente para focar mais no digital (tanto nossas mídias, quanto em parceiros); outro ponto é o recurso humano, estamos em processo de integração da equipe e, intensamente, de forma colaborativa sem opressão, trabalhando para que entendam que representamos o Governo Municipal, temos de ser exemplo. E isso não é fazer campanha, sim valorizar o trabalho do governo. Aprendi que devemos abençoar o local que trabalhamos, nosso empregador e zelar pela empresa em que estamos. Não vejo diferença de onde estou de onde vim, todos deveriam ter essa premissa colaborativa. Afinal, seja no privado ou no público, fazendo um bom trabalho, a tendência é que todos ganhem. Faremos também o possível para articular com todas as secretarias, pedindo que nos ajudem a mostrar cada melhoria feita em suas respectivas pastas. Na prática, em menos de um mês, aumentamos alcance da fanpage facebook.com/municipiojandira/ da Prefeitura, visualizações orgânicas e número de fãs (quase mil), só com ações colaborativas. Uma coisa natural, quando se é agradável com alguém este fala bem de você, assim esperamos refletir o Governo. Quando se vê algo bom a população valoriza, mesmo a oposição de princípios e seria, tende a amenizar criticas e valorizar o trabalho. Mas claro, tem sempre aqueles que fazem questão de militar de forma predatória, mesmo em coisas boas. Quando vim para o governo constatei que é melhor fazer mais e falar menos. Tanto por isso aceitei o convite, esta é, sem dúvida alguma, a melhor gestão que a cidade já teve.

■ 05 – A imprensa Jandirense de forma geral, não está satisfeita com as ações de comunicação da Prefeitura de Jandira, você pretende alterar está relação desgastada, e quais seriam as suas ações? 

Diego: Não sei de onde vem essa afirmação nem que tipo de ações querem, mas estou disposto a atender sem parcialidade. Na terceira semana de agosto alguns jornalistas pediram coletiva, agendei horário, liberei uma sala, convidei membros importantes da pasta e infelizmente alguns destes jornalistas não vieram, outros informaram que não poderiam vir, teve quem chegou atrasado (sendo que dei uma tolerância de 20 minutos) e uns poucos sequer avisaram que não viriam. Em todo caso, em breve, agendaremos com antecedência e pontualidade para que transparentemente e com a verdade, possamos debater e chegar à um consenso do que querem e como podemos colaborar. E desta vez a convocação será minha, quem puder e quiser será, no horário, bem recebido.

■ 06 – Dentro do próprio governo Barufi a muitas reclamações sobre a comunicação, você avalia que as reclamações tem fundamentos?

Diego: Entendo que há críticas, algumas construtivas, mas muita desinformação, por vezes politicagem e alguns na intenção de ajudar acabam prejudicando, é o tal fogo amigo. Mas a equipe esta unida, motivada e fortalecida com tendência a aprimorar cada vez mais. Poliremos talentos, apararemos arestas e creio que todos, sem exceção, irão ver a Comunicação com outros olhos. Apesar, que, como falei em outra resposta, quem está no Governo precisa entender que é dever pessoal ser porta-voz, aqui apenas filtramos e publicamos oficialmente. Outra coisa que alguns não entendem; não podemos responder pelas secretarias, sem que se manifestem, a equipe aqui é pequena e comprometida, ainda assim, precisamos de colaboração. Se me dizer quais reclamações forem, resposta pontualmente, mas no geral a transparência e disposição é nossa premissa hoje. Veja estão no Governo e somos duplicadores e comunicadores do muito que o prefeito Paulo Barufi fez e faz. Não vou citar nomes, pois corro o risco de deixar alguém de fora, sei que com estas pessoas, mesmo sem obrigação oficial, mas por respeito pelo Governo e responsabilidade com a gestão pública, estão sendo nossos parceiros, conversamos e agradecendo a todos na medida do possível. E esperamos agradecer mais pessoas depois desta entrevista!!!

■ 07 – Você é morador de Jandira? Fale um pouco sobre o seu tempo no município na visão de cidadão? 

Diego: Nascido e criado. Na política dizem que tenho alma jovem e cabeça de senhor… Houve grandes transformações e acompanho de perto as últimas gestões, estive do lado de alguns grupos por sinergia e valores, mas como cidadão, vejo uma cidade melhor no presente e um futuro promissor… Jandira agora é outra.

■ 08 – Na sua trajetória política você esteve em diversos momentos com adversários do prefeito Barufi, isso poderá ser um problema nas próximas Eleições?

Diego: Creio que não, pelo contrário, me qualifica. Conheço e respeito todos sempre vendo prós e os contras, sem destratar ninguém, e continuarei sempre assim. E como tenho comigo, coloco na balança o melhor de cada, aceitei vir para o Governo do Paulo Barufi e dentro, me deu certeza da escolha.

■ 09 – Você ainda tem ambições políticas? Poderá ser pré-candidato em 2020? 

Diego: Sim, tenho. Espero um dia somar na Câmara dos Vereadores, desejo fazer um ótimo trabalho na Comunicação e por fim, uma grande vontade, ser Deputado Estadual, faço planos mas quem realiza é Deus. 

■ 10 – Quem é Diogo Portes por Diogo Portes?

Diego: Difícil falar de nós mesmos, mas posso dizer que sou alguém que acredita no melhor das pessoas.